Monografia Felipe
OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO
ESPECIAL: um estudo de caso
Tássia Fernanda Miranda da Silva
Aluna concluinte do CEDF/UEPA tassia31@yahoo.com.br Ricardo Figueiredo Pinto
Professor orientador do CEDF/UEPA rfpuepa@yahoo.com.br Resumo
O presente trabalho prioriza a intervenção do professor de Educação Física no campo da Educação Especial. Sendo assim, este tem por finalidade: Apontar os desafios enfrentados pelo professor de Educação Física na instituição especializada; verificar as estratégias utilizadas pelo mesmo para trabalhar com o aluno deficiente, identificar as contribuições das aulas de Educação Física para este aluno e por fim elencar a opinião destes professores a respeito da educação inclusiva. Tal pesquisa constitui-se de pesquisa de campo. Como instrumento de informações utilizamos entrevistas semi estruturadas, as quais foram analisadas pela concepção metodológica ideográfica. Percebemos como principais problemáticas a falta de melhorias no espaço físico e de pessoal qualificado; falta de materiais; de recurso financeiro e pouca atualização na área. Em relação às estratégias estes (as) apresentaram respostas referentes à disciplina que ministram no espaço pesquisado
Quando indagados (as) sobre as contribuições as respostas continham os seguintes eixos: socialização e aspecto bio psico social foram as mais citadas. Em menor número, um professor mencionou diminuição da timidez e o outro relatou troca de experiências. Em relação à última pergunta apontamos: Uma professora não se manifestou; um professor e uma professora apresentaram respostas semelhantes e o outro se expressou que a teoria diverge da prática. Portanto, investir nesse campo e proporcionar aos docentes formação continuada de qualidade pode trazer avanços tanto ao professor nesse campo quanto ao aluno deficiente.
Palavras- chave: Professor de Educação Física. Educação especial. Aluno com deficiência. Instituição especializada. Educação inclusiva.
INTRODUÇÃO
O