monografia circuito
Engenharia Mecânica
ATPS: Eletrônica e Instrumentação
Circuito 555 – Pisca de LED
São Paulo
2015
Universidade Anhanguera
Engenharia Mecânica
ATPS
Trabalho apresentado ao de Engenharia Mecânica, da universidade Anhanguera campus- Campo limpo, requisito para a complementação da nota P2, coordenada pelo Prof. Marcelo.
São Paulo
2015
resumo
O circuito apresentado neste trabalho é de um circuito básico de um pisca/pisca com LED baseado no circuito integrado LM555.
Sumário
1 INTRODUÇÃO 04
2 FUNDAÇÃO TEÓRICA CI 555 05
3 RELATÓRIO DESCRITIVO PISCA LED 07
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 08
1 INTRODUÇÃO
Trabalho desenvolvido por base em pesquisa, no qual o objetivo implementar um sensor temporizado utilizando o CI 555,adcionando conhecimentos adquiridos em sala de aula através das aulas de “Eletrônica e Instrumentação” nesse caso escolhemos o pisca de LED para tal,
2 FUNDAÇÃO TEORICA CI 555
O circuito integrado 555 foi lançado no mercado por volta de 1973 e de lá para cá seu campo de aplicação foi expandido de maneira assustadora. Normalmente o CI 555 se apresenta na forma DIL (Dual In Line : duplo em linha) de 8 pinos ou na forma circular, como é mostrado na figura 1. A identificação dos pinos é feita a partir da marca e no sentido anti-horário. São encontrados na prática precedido de duas letras (como A, LN, SE, NE), o que indica apenas o fabricante específico. Fig.1-Pinagem do CI 555.
Internamente, o CI 555 é constituído por três resistências de mesmo valor ôhmico (5K), dois comparadores de tensão, um flip-flop RS, um amplificador inversor e um transistor que é comandado, através da base, pela saída Q do flip-flop.
Resistores
Dentre as várias utilidades de um resistor, podemos citar a conversão da energia elétrica em energia térmica (através da dissipação de calor), é a Lei de Joule e o controle da voltagem em qualquer parte do circuito, pois oferece uma resistência à