Logica formal e dial tica 1
Fonte principal:
FURLAN, Adriana. A lógica formal e a lógica dialética, os conteúdos e objetivos pedagógicos no ensino de História e
Geografia.
Organizado por Vivian Fiori
Em um telejornal é apresentado, por vários dias, uma notícia sobre um fato que teve lugar em um país distante e é mostrada uma visão unilateral
(única)
sobre os acontecimentos. Desta forma, o fato apresentado em tal emissora leva a crer que as coisas aconteceram daquela forma.
Para a aula de Geografia o professor solicita que decore os nomes das capitais e rios mais importantes do Nordeste do Brasil. Para isso usa diferentes estratégias, tais como, um mapa em branco para que coloque os nomes das capitais e dos rios; faz chamada oral para verificar o quanto conseguiu absorver de informações e na prova coloca um mapa para que identifique corretamente as capitais e os rios.
Dessa forma, a maneira como somos treinados a pensar (na vida escolar e cotidiana) definirá muitas de nossas atitudes e ações perante a sociedade na qual vivemos e, se atuarmos como professores, perante nossos alunos também.
O ato de ensinar é reflexo da forma como entendemos o mundo e das escolhas que fazemos. 1
O PENSAMENTO HUMANO
Se considerarmos que pensar é algo inerente ao ser humano, não podemos concordar com que os professores são responsáveis por nos ensinar a pensar. Mas podemos considerar que os professores são responsáveis por direcionar nosso pensamento ou, ainda, por fazer-nos pensar em determinadas direções.
O que fica para nossa vida adulta, da nossa passagem pela escola, além de conhecimentos adquiridos, é uma forma de pensar e agir sobre o mundo.
Conhecimento Determinado?
Na escola, somos levados a ter, todos, a mesma relação com os objetos e seres, uma vez que o conhecimento a ser adquirido será determinado pelos professores (via livro didático, programas de governo, entre outros) e nossas características individuais serão colocadas em segundo plano (ou em outro
mais