monografia 3
O presente trabalho tem como escopo analisar a inserção dos estudos acerca da Constituição Federal nas escolas de ensino médio, possibilitando que desde a adolescência os mesmos consigam enxergar de fato o seu papel frente à sociedade, criando pilares para o exercício esperado da cidadania. Será analisado o projeto de Lei nº 6954/2013, proposto pelo Deputado Romário, o qual tem por objetivo incluir o estudo da Constituição Federal nas escolas.
1.1 Tema-problema
O estudo da Constituição Federal nas escolas. A possibilidade da implantação da matéria Direito Constitucional no ensino básico para a efetivação do principio da cidadania.
1.2 Hipótese
A formação de um cidadão critico ciente dos seus direitos individuais e consciente dos seus deveres sociais .O estudo da Constituição federal poderá contribuir na preparação do individuo para o exercício da verdadeira cidadania
2. Objetivos:
2.1 Objetivo Geral
Contribuir na preparação do jovem cidadão na sua conscientização a respeito dos seus direitos e deveres presentes na Constituição Federal, e expandir a noção cívica do estudante e futuro eleitor.
2.2 Objetivos específicos
- Analisar o papel da Constituição Federal em face de adolescentes; - Observar a formação do conceito de cidadania quando introduzido de fato nas escolas; - Definir os benefícios que podem ser conseguidos através da introdução do estudo da Constituição Federal nas escolas de ensino médio.
3. Justificativa
O jovem brasileiro precisa adquirir um autoconhecimento e uma autoconsciência critica sobre nossa realidade social, mais que isso precisa desenvolver sua função como cidadão.
4. Referencial Teórico
Na observação dos Princípios básicos de cidadania, da educação e da dignidade da pessoa humana, presentes em nossa Constituição Federal, faz surgir a necessidade de os incluir como conteúdo a ser ministrado no ensino médio, já que o publico que o compõe são de jovens, considerando que os