Monitoria Adulto II
Entrega até: 11/05/2015
1. Explique o mecanismo de ação e exemplifique o tipo de ferida mais adequado das seguintes coberturas:
a) AGE
Os ácidos graxos essenciais atuam hidratando a pele, assim facilitando sua cicatrização, além de oferecer substâncias importantes para esse processo. Não em contraindicações para feridas, podendo ser utilizado em qualquer uma.
b) Colagenase
Atua, além de hidratando, oferecendo um meio propício à melhora do leito da ferida, degradando tecido morto. É indicada para feridas com muito tecido fibrinoso, que precisa ser desbridado.
c) Alginato de cálcio
É indicado para feridas exsudativas que tem tecido para ser desbridado, pois o cálcio facilita a saída desse tecido desvitalizado.
d) Carvão ativado
Feridas infectadas com muito odor e com bastante exsudato são clássicas para uso do carvão ativado. O carvão tem efeito desodorizante e bactericida.
e) Filme transparente
Normalmente utilizado para se prevenir UPP, para se fazer coberturas de curativos onde a área tem muito risco de infecção ou está com muito sinal infeccioso, onde outras coberturas podem facilitar a irritação do tecido. Ele permite também a visualização da área periferida, melhorando assim o controle do profissional.
f) Hidrocoloide
Utilizado para se prevenir úlceras por pressão ou como cobertura de feridas extensas, limpas e que pedem uma substância que ofereça proteção contra agentes externos.
2. (Prefeitura de Porto Velho-RO/Consulplan/2012) Com relação às úlceras por pressão é INCORRETO afirmar que:
a) alterações relacionadas à idade fazem com que a pele dos idosos seja menos propensa a traumas devido à pressão e ao atrito.
b) contribuem para o seu desenvolvimento a intensidade da pressão, a duração da pressão e a tolerância do tecido.
c) clientes incapazes de mudar de posição de forma independente estão em risco de desenvolvimento de úlceras por pressão.
d) a presença e a duração da umidade sobre a pele (fezes, urina, drenagem