Monitoramento
RICARDO DE SOUZA
A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO NO RASTREAMENTO E GERENCIAMENTO DE FROTA
BRUSQUE
2012
A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO NO RASTREAMENTO E GERENCIAMENTO DE FROTA
AUTOR
RICARDO DE SOUZA
Fundação Educacional de Brusque – UNIFEBE
Yankee_bmx@hotmail.com
RESUMO
Com o passar dos anos, e o grande aumento da frota no modal rodoviário, as instituições vem se aperfeiçoando cada vez mais no controle de seus veículos e viagens.
Hoje as ferramentas que aumentam a produtividade e eficiência de suas operações, com o controle sobre os locais visitados, percursos e tempo de permanência. Com equipamentos de telemetria é possível a padronização na condução do veiculo que também proporcionam o aumento da vida útil pela melhor condução.
Palavras-chaves: Rastreamento. Transporte. Competitividade.
1. INTRODUÇÃO
As empresas de transportes conseguem reduzir gastos e aumentar a produtividade de seu negocio apenas fazendo um bom controle de sua frota, onde o principio do problema é baseado em custos de operação em conseqüência do mau uso dos veículos e á baixa eficácia decorrente a má gestão da frota. Com um sistema de informação completo onde você consegue fazer todo um gerenciamento, a instituição tem um ganho de competitividade extremo. Há clientes que fazem exigências de um controle de frota para não haver riscos eminentes no transporte ter a sua carga no tempo hábil e em segurança.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Segurança
A insegurança nas rodovias do Brasil deve ser levada em conta quando se diz respeito a gerenciamento de frota.
Segundo FOGALLE (2002) houve uma expressiva redução na ocorrência dos casos de colisão e tombamento na frota, fato que contribuiu diretamente para a redução dos custos operacionais, aumento da produtividade, melhoria continua no nível de capacitação dos condutores e manutenção de imagem corporativa da empresa.