Monitoramento de Vibração em Linhas de Transmissão
RESUMO
As regras atuais do setor elétrico nacional, que prima pela prestação de bons serviços com qualidade, para o transporte de grandes blocos de energia elétrica e que são entregues aos centros consumidores através dos sistemas de transmissão de energia elétrica, com suas linhas de transmissão interligando as subestações, tem levado as empresas do setor elétrico a buscarem alternativas para se adequar a nova realidade. Caso contrário, às agências reguladoras tem imposto severas multas, no caso de falhas em linhas de transmissão.
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - CHESF, responsável pela geração e transmissão de energia elétrica em alta e extra alta tensão no Nordeste do Brasil, possui uma estrutura sedimentada de engenharia de manutenção para linhas de transmissão, como uma preocupação constante quanto a sua otimização, visando sempre a confiabilidade e a extensão da vida útil delas.
Portanto, faz-se necessário a otimização das políticas de manutenção, incorporando níveis de atividades em função da condição das linhas, baseado no seu estado de operação, e reduzindo a níveis severidade aceitáveis, na programação de atividades por tempo de uso.
Assim sendo, estamos escrevendo este artigo sobre o uso de monitoramento de vibrações em linhas e diagnóstico de estado como técnica de manutenção preditiva, que esperamos contribuir com o grupo de manutenção da empresa na definição de novas políticas de manutenção. Palavra-Chave: Monitoramento, Vibração, LT
1. INTRODUÇÃO
A importância da vibração nas linhas de transmissão muitas vezes é esquecida, levando-se em consideração nos cálculos apenas as tensões estáticas. Embora esforços estáticos de tração nos condutores sejam muitos maiores que os esforços dinâmicos, estes podem ser altamente prejudiciais. Com o surgimento da ruptura de fios e cabos em linhas de transmissão de energia elétrica projetadas sem tensões anormais ou