monitoramento de barragens de terra
Barragem pode ser definida como sendo um elemento estrutural, construída transversalmente a direção de escoamento de um curso d’água, destinada a criação de um reservatório artificial de acumulação de água. Os objetivos que regem a construção de uma barragem são vários e os principais se resumem em:
a) Aproveitamento hidrelétrico;
b) Regularização das vazões de o curso d’água para fins de navegação;
c) Controle de inundações;
d) Abastecimento doméstico e industrial de água;
e) Irrigação;
Consideram-se Barragens de Terra aquelas em que a estrutura é fundamentalmente constituída por solo ou enrocamento. São as mais elementares obras de barragens e normalmente se prestam para qualquer tipo de fundação, desde a rocha compacta, até terrenos construídos de materiais incosolidados.
Existe uma certa variabilidade no tipo de barragem de terra, que poderá ser homogênio ou zonado.
a) Homogênio – é a qual composta de uma única espécie de material, excluindo-se a proteção dos taludes. Neste caso, o material necessita ser suficientemente impermeável, para formar uma barreira contra a água, e os taludes precisam ser relativamente suaves, para uma maior estabilidade.
b) Zonado – é aquele representado por um núcleo central impermeável, envolvido por zonas de materiais consideravelmente mas permeáveis, zonas essas que suportam e protegem o núcleo. As zonas permeáveis consiste de areia, cascalho ou fragmentos de rocha, ou uma mistura desses materiais.
A instrumentação de auscultação é o processo de observação, detecção e caracterização do desempenho e tendência de comportamento de uma barragem e suas estruturas auxiliares pode ser feita por meio de instrumentação e inspeções visuais.
Em meio a instrumentação o termo ‘’Piezômetro‘’ é usado para indicar um dispositivo que é constituído por um tubo de PVC inserido em um furo de sondagem, em cuja extremidade inferior é instalado um elemento poroso (bulbo). A água penetra através do bulbo formando uma coluna