Relatório Do filme
No dia 24 e no dia 26 de Novembro, a turma do 10ºH, foi assistir a um filme no auditório José Saramago na escola Secundária de Bocage.
Título do Filme: Ágora
Realizador: Alejandro Amenábar
Ano de Realização: 9 de Outubro de 2009
Personagens principais: Rachel Weisz (Hipátia), Max Minghella (Davus), Oscar Isaac (Orestes)
A temática do filme Ágora, remota os discursos e a cultura do inicio da idade média, conduzindo-nos ao passado como se fosse possível revive-lo. O filme fala sobre o papel da mulher, as ideias sobre o conhecimento, a astrologia e as relações com a verdade. Daí a Hipátia nas aulas de filosofia que dava na biblioteca de Alexandria, ela criticava as verdades convencionadas na época.
O filme relata a história de Hipátia, filosofa e professora em Alexandria, única personagem feminina no filme. Ela ensina filosofia, matemática e astronima.
Alexandria começa a ser agitada por ideias religiosas diversas, onde o Cristianismo que era uma região intolerada passa para uma religião tolerante.
Hipátia dedica-se ao estudo da filosofia, matemática, astronima e a sua preocupação ao longo do filme é o movimento da terra em torno do sol.
Durante o filme ela luta pela verdade, tal como na filosofia.
Na filosofia uma das suas principais funções é procurar a verdade e suscitar dúvidas, tal como Hipátia que procura saber ao longo do filme o movimento da terra em torno do sol e durante essa busca, surgem-lhe algumas dúvidas.
Para mim os momentos do filme considerados mais relevantes, foi quando os romanos se revolucionam contra os cristãos. Acontece uma luta entre eles, por fim os cristãos invadem a Ágora e destroem as esculturas, que os romanos tinham e homenagem aos seus deuses, destruindo também a biblioteca de Alexandria, que continha descobertas, investigações, trabalhos e livros importantes.
Outro momento importante no filme, foi quando Hipátia é capturada pelos cristãos e é condenada a morrer apedrejada.