Monique
Aspectos Filosóficos da Hermenêutica
A Hermenêutica – Richard Palmer
A hermenêutica como perspectiva metodológica para a leitura, análise e compreensão da literatura infantil e juvenil
Ao considerarmos Hermenêutica como teoria ou método de interpretação, tendo em vista a compreensão de textos e que como tradução é a compatibilização entre códigos, de maneira a revelar seus sentidos, levantaremos duas questões fundamentais para o ensino no que diz respeito à leitura de textos literários na escola: Haveria um método apropriado no que tange a despertar o gosto e interesse pela leitura e a formar pequenos leitores, proporcionando-lhes o enobrecimento do seu universo interior e consequentemente, o alargamento de suas vivências e de seus conhecimentos? Haveria uma forma do pequeno leitor aproximar-se do livro infantil não apenas por obrigatoriedade e dever destinados ao aprendizado da Língua Portuguesa entre outras disciplinas, mas sim para extrair momentos de prazer e descobertas sobre si mesmo e sobre o mundo que o cerca?
Ao refletirmos sobre a prática de leitura, observa-se que muitos docentes ao dar aos alunos a oportunidades de leituras uma obra possível de identificação, pecam ao relacioná-la a ações de releitura limitantes, fechadas no sentido latente do texto.
Este fator acarreta alguns problemas, por demonstrar a falta de interesse pela atividade de leitura e diante disto, as alternativas propostas para solucionar esses problemas não produzem resultados.
Todo pacto de leitura literária, depende do despertar da curiosidade, do encantamento e do prazer. A contemplação da literatura resulta da satisfação em desvendá-la que só é ativada pelo sujeito que lê a partir da sua identificação com o texto. Ao tratarmos da leitura da literatura infantil, tal identificação do leitor mirim, decorre do respeito, por parte do escritor, à natureza ímpar do pequeno leitor. Para que este se identifique, se evolva e interaja com a história, essa tem que