MONIGRAFIA
O processo de soldagem é um processo de união de materiais baseado no estabelecimento de forças de ligação químicas de natureza similar às atuantes no interior dos próprios materiais, na região de ligação entre os materiais que estão sendo unidos .
Existem vários processos de soldagem e a escolha do processo mais adequado deve levar em conta o tipo de material a ser soldado, o montante do investimento de capital e, principalmente, a qualidade metalúrgica da peça soldada.
Noções de eletricidade aplicada à soldagem
2.1 – Corrente elétrica
Dá-se o nome de corrente elétrica ao movimento ordenado de cargas elétricas de um corpo.
Há dois tipos de corrente elétrica : contínua e alternada.
a) Corrente contínua ( = )
É aquela que circula sempre no mesmo sentido. A fonte fornecedora de corrente (gerador de solda ou bateria) mantém constante sua polaridade, ou seja, o borne será sempre negativo e o borne será sempre positivo;
Corrente alternada (- ~)
É aquela que passa através de um corpo sofrendo inversão de sentido em intervalos regulares de tempo, caminhando primeiro num sentido e depois no outro.
Cada borne ora será negativo, ora será positivo.
As figuras 4 e 5 mostram o sentido da corrente em um transformador.
2.2 – Intensidade da corrente elétrica
A corrente elétrica, seja ela alternada ou contínua, pode ter sua intensidade medida. Para medir a intensidade da corrente, usa-se a unidade de medida chamada ampére, que é representado pela letra A.
Portanto é correto dizer que, num determinado instante, a intensidade da corrente circulante pelo eletrodo e de 200 A.
2.3 – Tensão elétrica
Já foi visto que corrente elétrica é um movimento ordenado de cargas elétricas através de um corpo. Essas cargas, porém, não se movem sem que haja uma força atuando sobre elas, fazendo-as circularem. A essa força atuante, dá-se o nome de tensão elétrica.
Portanto, tensão elétrica é a força que movimenta as cargas elétricas através de um corpo