MONALISA RESUMO DO FILME
Nesse âmbito educativo tradicionalista, a professora Katherine Watson, chega com uma inovadora proposta de ensino: esquece os livros e introduz as alunas, uma simples apresentação de slides de obras famosas, uma nova concepção do que seria a Arte moderna. Essa professora também tenta colocar para as alunas que elas não precisam ser tão somente esposas cultas e responsáveis, mas também a seguirem uma carreira, buscarem uma profissão na qual se realizassem e se sentissem úteis.
Apesar da professora querer imprimir novos valores, ainda existia a resistência de algumas alunas em aceitar que a mulher podia se realizar profissionalmente sem abrir mão do casamento. A opinião que predominava era que suas vidas foram feitas para o matrimônio, sendo assim, seria uma afronta a sociedade e a sua família, a mulher se tornar independente e ter uma promissora carreira profissional, deixando em segundo plano a constituição familiar.
Contudo, se tornou perceptível no filme que o pensamento liberal explicitado pela professora encontrou obstáculos para a sua propagação. Seus princípios vinham de encontro com os ideais conservadores daquela sociedade, sendo que esta, somente visava manter e reproduzir a perspectiva imposta pela sociedade machista, no qual a mulher tem papel inferior relacionado ao homem, ficando assim, notório as desigualdades entre os gênero.