Moléculas Macrocelulares
Forças Intermoleculares
Natalya De Morais Romani N°24 Série: 2°B
Professor : Brás Queirós Matéria: Química
Santo André, SP 22/09/2014
Índice :
1. Introdução ;
2. Ligações Intermoleculares ;
3. Forças de Van der Waals ;
4. Ligações De Hidrogênio ;
5. Conclusão ;
6. Bibliografia ;
Introdução :
Existem diferentes propriedades físicas, que são : a do ponto de fusão, ponto de ebulição, solubilidade. Estas propriedades estão associadas com as forças que mantêm as moléculas unidas umas com as outras, chamadas forças intermoleculares
Forças intermoleculares
A ligação que prende os átomos dentro de uma molécula é a ligação covalente. As forças de atração entre as moléculas são de natureza elétrica. Forças gravitacionais também existem, mas podemos desprezá-las por serem muito menores do que as forças elétricas. Vamos, agora, analisar as forças que existem entre as moléculas.
Essas forças podem ser divididas em dois tipos: forças de Van der Waals e Ligação de Hidrogênio.
Forças de Van der Waals
As forças de atração ou repulsão entre entidades moleculares (ou entre grupos dentro da mesma entidade molecular) diferentes daquelas que são devidas à força de ação de ligação ou a interação eletrostática de íons ou grupos iônicos uns com os outros ou com moléculas neutras.
Essas forças são divididas em vários tipos, conforme a natureza das partículas :
Íon - Dipolo permanente: Atração entre um íon e uma molécula polar (dipolo).
Íon - Dipolo induzido: Atração entre um íon e uma molécula apolar. O íon causa uma atração ou repulsão eletrônica com a nuvem eletrônica da molécula apolar, causando uma deformação da nuvem eletrônica na molécula apolar e provocando a formação de dipolos (induzidos).
Dipolo permanente - Dipolo