intrudução a industria química
A indústria petroquímica é considerada uma subdivisão da indústria química, a qual utiliza como matéria-prima o petróleo ou o gás natural.
A indústria petroquímica de bases parte da Nafta (derivada do petróleo obtida através do seu refino), através de uma série de processos químicos, os quais produzem um alto número de compostos orgânicos de estruturas simples (acenos, dienos, aromáticos entre outros), que por sua vez serão utilizados futuramente pelas indústrias de transformação, obtendo produtos orgânicos de largo uso industrial, como por exemplo os plásticos, borrachas, corantes entre outros. Com processos mais sofisticados, as moléculas originais dos hidrocarbonetos, existentes no petróleo ou no gás natural, são quebradas, recombinadas ou modificadas, dando origem a uma série de produtos.
2.0 Indústria Petroquímica de Plásticos
As indústrias de 1° geração (ou mais conhecidas como indústrias petroquímicas básicas), são responsáveis pela produção dos insumos principais (eteno, propeno, butadieno, benzeno e paraxileno), obtidos através da Nafta, que por sua vez é um derivado do petróleo.
As indústrias de 2° geração (resinas termoplásticas), são indústrias que transformam os produtos básicos (eteno, propeno, butadieno, benzeno e paraxileno), através de processos de purificação e adição de outros materiais, em produtos petroquímicos finais (polietileno, polipropileno, polivinicloreto, poliésteres entre outros).
A indústria petroquímica de plásticos classifica-se como indústria de 3° geração (ou conhecida também como indústria de transformação), onde os produtos resultantes das indústrias de 2° geração serão quimicamente ou fisicamente modificados, dando origem a diversos produtos de consumo.
3.0 O plástico
Plástico tem seu nome originado do grego “plastiko”, que por sua vez significa: capaz de ser moldado. É um material sintético ou derivado de substâncias naturais, geralmente orgânicas, obtidas, em sua