Molas
Molas são elemento mecânicos, podendo ser metálicos ou não. Depende do elemento e do material, as molas tem um tipo de elasticidade, proporcionando movimentação sem deformar permanentemente.
Podem ter formato de alavancas, mas as de uso comum na engenharia são as helicoidais, planas, prato e as de tensão constante.
2. Molas Helicoidais
As molas helicoidais são as mais utilizadas, podendo ser vistas em torno do amortecedor de carros, em veículos ferroviários, nos suportes de maquinas ferramenta e em diversos outros lugares com varias aplicações. São formadas por uma barra de aço, podendo ter seção retangular, circular, quadrada entre outros. Essas barras são enroladas formando hélices cilíndrica ou cônica.
Mola helicoidal cônica Mola helicoidal cilíndrica
2.1. Molas Helicoidais de tração
As molas espirais de tração ou extensão possuem ganchos em suas extremidades chamas de olhais. Sua mola possui forma helicoidal paralela, cônica ou mista sendo projetadas para tracionar e acumular energia durante seu alongamento. Para ter seu comprimento normal, basta deixá-la em repouso.
Molas helicoidais de Tração são utilizadas em diversos ramos da indústria como por exemplo na área Automotiva e em brinquedos eletrônicos.
Características estruturais :
2.2. Molas Helicoidais de compressão
As molas helicoidais de compressão são projetadas em espirais. Estas molas acumulam energia ao serem comprimidas por uma força. São construídas no formato helicoidal cilindrico ou cônico, com passo constante ou variável, em arame redondo, em seções quadradas ou retangulares se for necessário mais força.
Molas helicoidais de compressão podem ser empregadas em furador de papeis, componentes de fechadura, amortecedores, compressores, válvulas, interruptores elétricos e muito mais.
Características estruturais:
2.3. Molas helicoidais de torção
As molas