Molas
FAJ – PROFª MÁRCIA L. MONTEIRO
PESQUISA CIENTÍFICA: CONCEITUAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MÉTODOS
I- Pesquisa científica: conceituação
[pic]
[pic]
II- Pesquisa científica: classificação
[pic][pic][pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
Do ponto de vista do local de realização, pode ser:
▪ Pesquisa de Campo
▪ Pesquisa de Laboratório
III- Planejamento
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
IV- Métodos Científicos
INTRODUÇÃO
A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos sejam atingidos: os métodos científicos.
A utilização de métodos científicos não é exclusiva da ciência, mas “não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Assim, o método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros- traçando o caminho a ser seguido...,” (LAKATOS, 2009, p.83)
Método científico é o conjunto de processos ou operações mentais que se devem empregar na investigação. É a linha de raciocínio adotada no processo de pesquisa. Os métodos que fornecem as bases lógicas à investigação são: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 1993).
Bases lógicas em que estão pautados tais métodos.
MÉTODOS CIENTÍFICOS
1. MÉTODO DEDUTIVO
Método proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz que pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro. O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão. Usa o silogismo, construção lógica para, a partir de duas premissas, retirar uma terceira logicamente decorrente das duas