Validade de diferentes técnicas fisioterápicas no tratamento de desconfortos músculo-esqueléticos durante a gestação
É grande a prevalência de pessoas com queixas de dores na região da coluna vertebral em diversas populações. Entre as mulheres grávidas, os números são ainda maiores: cerca de 50 a 70% destas apresentam dores nas costas durante a gestação, sendo os sintomas agravados entre aquelas que já apresentavam sintomas antes da gravidez.
Vários fatores influenciam para a maior ocorrência de desconfortos músculo-esqueléticos durante a gestação, como: a alteração do centro de gravidade para frente; aumento da sobrecarga de peso; alterações nas propriedades viscoelásticas do tecido conectivo aumentando a mobilidade em diversos segmentos corporais, inclusive na coluna; as alterações nas pélvis, incluindo aumento da mobilidade na sínfise púbica e contranutação sacro-ilíaca, com repercussões diretas na região da coluna lombar. Uma vez que as algias, em geral, interferem na qualidade de vida e até mesmo no nível funcional dos indivíduos, a eliminação de tais sintomas é desejada não somente por quem a sente, mas pela sociedade como um todo.
Assim, cada vez mais as pessoas com lombalgias têm procurado tratamento em outras áreas de saúde além da medicina. Dentre as gestantes, o número de mulheres que procuram especificamente pelo atendimento fisioterápico é cada vez maior. Desta forma, os estudos sobre os efeitos de diferentes técnicas de tratamento tanto nas mães como nos bebês e adequação de protocolos de intervenção também estão mais em voga. Em função disto, este trabalho tem por tema o efeito de diversas técnicas fisioterápicas no tratamento de desconfortos músculo-esqueléticos durante a gestação, em especial das lombalgias.
2- Pergunta Clínica:
Qual é a validade de diferentes técnicas fisioterápicas no tratamento de desconfortos músculo-esqueléticos durante a gestação?
3- Bases de dados pesquisadas: bireme, scielo, pubmed-medline, PEDro, Google acadêmico, cochrane.
4- Palavras-chaves pesquisadas: physical therapy,