molas
Desenvolvimento
Feixes de molas
Feixes de molas são compostas de barras planas de comprimento variável, para movimentos de grandes amplitudes que fiquem retas sob ação de um força.
Feixes de molas são utilizados principalmente na area automobilistica responsável por absorver grandes impactos causados por pisos irregulares e suportar seu peso e garantir seu conforto.
Eles trabalham sob esforço de flexo-torção onde o esforço de flexão é predominante e acrescido de componentes de torção.
Os materiais aplicados na confecção de feixes de molas são aços-ligas que apresentam como propriedades mecânicas alto limite de elasticidade, dureza e fadiga
Existem dois tipos de feixes de molas, feixes de lâminas trapezoidal e feixes de lâminas parabolicas, ambas sãp compostas por lâminas de aços sobrepostas e de tamanho variável.
De acordo com a lei de Hooke e considerando uma mola sujeita a ação de uma força Fque sofre deformação x, defini-se a rigidez da mola por:
Ks= F x
O aumento da intensidade da força FS causa o aumento proporcional da deformação x. Nesse caso observa-se que KS é uma constante, denominada constante elástica da mola:
Ks = F = 2.F = 3.F x 2.x 3.x
Compreende-se que como o comportamento dessa mola é linear, vale o princípio da superposição entre a entrada FS e saída x e a força necessária para causar uma deformação de 1 m da mola não depende de quanto a mola está deformada, ou seja KS não depende de x.
Os feixes de molas podem ser classificados como:
• Trapezoidal linear
• Trapezoidal com auxiliar
• Trapezoidal progressivo
• Parabólico
• Parabólico com duplo estágio
• Parabólico com auxiliar
• Mono-lâminas (monoleaf)
Mola espiral
A mola espiral e feita de lâminas com seção retangular que e enrolada de tal forma que todas as espiras fiquem concêntricas, sendo utilizadasem relógio, galvanômetros e mecanismo