imunologia
MÓDULO: MAD/IMUNOLOGIA
PROFESSOR(A): MARIA DO SOCORRO (MAINHA)
DATA: 04/09/14
PARTE: 2
AUTOR: MARCELLÃO
1.GENERALIDADES
Será abordado nessa segunda parte da aula as imunodeficiências congênitas e adquiridas. O sistema imunológico para efetuar uma resposta adequada, precisa estar íntegro. Foi visto que as mutações podem culminar em doenças autoimunes. Agora, essas mesmas mutações podem, também, conduzir às imunodeficiências. Será estudado agora, o defeito do sistema imunológico, acarretando em uma deficiência da resposta.
Existem duas classes de imunodeficiência. Inicialmente será abordada a classe congênita ou primária. Congênito significa “nascido com”. Nessa classe, o indivíduo apresenta alteração genética devido às mais diversificadas mutações.
A outra classe de imunodeficiência é a adquirida ou secundária. Nessa classe, há a influência do meio ambiente. Como exemplos de fatores dessa classe tem-se os vírus, devido a estes diminuírem as defesas imunológicas. Será falado do pior deles, o vírus da AIDS, o HIV. A AIDS é a pior imunodeficiência descrita até os dias de hoje. Não apenas os vírus são responsáveis pelas imunodeficiências. A desnutrição em crianças, pode levar, também à imunodeficiências assim como algumas drogas. A sulfa, como por exemplo, consiste em uma droga antimicrobiana mas pode levar à imunodepressão. Substâncias quimioterápicas utilizadas no tratamento de câncer, as radiações também causam imunodeficiências dessa classe.
2.CARACTERIZAÇÃO DAS IMUNODEFICIÊNCIAS Não se pode caracterizar as imunodeficiências e esquecer do principal ponto: nestas há o aumento da susceptibilidade às infecções. É o caso de crianças ou até mesmo adolescentes e adultos que frequentemente vão e voltam à consultórios com infecções recidivas. Existem dois tipos de deficiências de células imunitárias. Há indivíduos que nascem com deficiência de células B, outros que nascem com deficiência de células T e também os