moge
Todo profissional, independente da área de atuação, é uma marca. A sua marca o distingue das outras pessoas, fazendo com que você não seja mais um na multidão. Quanto maior o valor de sua marca, mais disputado e valioso será para o mercado de trabalho. Para o desenvolvimento da marca pessoal, pode-se utilizar toda a tecnologia de marketing, como o conceito dos 4 p's ou da análise SWOT.
O marketing pessoal, entretanto, é nada mais que o cuidado com a imagem pessoal. Porque muitos artistas mudam tanto depois que ficam famosos? Não é apenas por causa do dinheiro e o acesso aos melhores profissionais da estética, eles mudam de aparência pois é uma questão de marketing. Se você fosse um entrevistador, e fosse conversar com dois candidatos para a mesma vaga. O primeiro está vestindo roupa social e usando uma gravata, seu cabelo está penteado, suas unhas cortadas, barba aparada, roupas limpas e passadas, sapatos engraxados, bom hálito e usa um perfume suave e gostoso. Qual a impressão que teve deste candidato, sem ele ter dito nem uma palavra? Agora vamos para o segundo candidato. Ele está vestido com calça jeans larga, camiseta amassada, seu cabelo está despenteado, unhas grandes e sujas, sua barba não foi feita na última semana, seus tênis estão sujos, você sente um cheiro diferente vindo dele, fica em dúvida se é mau hálito, “CC” ou chulé. Que impressão teve desse segundo candidato? Supondo que os dois entrevistados tivessem o mesmo currículo e experiência profissional, qual dos dois você contrataria?
Com base neste exemplo, avalie agora como você tem se vestido? Como estão os cuidados com a higiene pessoal? Além da aparência física, deve ser considerado para a construção de uma imagem pessoal forte a sua forma de agir. Qual o volume de voz que utiliza no seu ambiente de trabalho? Você anda de forma desleixada ou com passos firmes e constantes? Como se senta? Como se comporta na