Modulo extra
1. As estimativas de crescimento do PIB em 2011 giram em torno de
5%. Com base em seus conhecimentos. Sobre o assunto, responda:
a)Explique o que é PIB e o que ele diz sobre a economia de um país.
PIB (Produto Interno Bruto) é um indicado que mede o crescimento econômico de um País, representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). Palavra chave é a produção, quanto mais ele produz mais rico é o País, se o PIB cresce significa que País esta crescendo gerando mais emprego.
b)Se esses números se confirmarem, a economia estará em expansão ou recessão? Por quê?
O crescimento do PIB brasileiro em 2010, o maior em 24 anos, representa um resultado expressivo para a economia do país, mas é também um dos fatores que contribuem para a expectativa de um ritmo mais lento em 2011. Ou seja, 2010 Foi um ano de crescimento expressivo, exagerado, além do que a capacidade produtiva do país e o mercado de trabalho suportariam, e isso causa pressão inflacionária às medidas adotadas no fim do ano passado para frear o crédito e esfriar o consumo já dão indícios de que a taxa de crescimento vai diminuir em 2011, se um teto de expansão do PIB existe, nós já chegamos a ele.
2. Cite três conseqüências que a inflação pode provocar
A inflação é a subida anormal generalizada dos preços dos bens e serviços: Algumas de suas conseqüências: aumento da procura maior que a capacidade produtiva da economia, aumentos dos custos de produção, relações comerciais entre países (inflação importada), práticas de açambarcamento (acontece quando alguns produtores, armazenistas ou comerciantes retiram produtos do mercado, provocando escassez dos mesmos) etc.
3. O PIB tem a seguinte composição: PIB = C + I + G + (X-M)
O que significa X-M? Se o valor das importações for maior que o valor das exportações, será bom ou ruim