MODULO 3 AS RELACOES ETNICO RACIAIS 1
ÉTICA E AS
RELAÇÕES ÉTNICOS
RACIAIS
O Porquê da Ética
“Que devo fazer?” “Será que é correto fazer isso?” “O mundo não deveria ser assim” ou “por que o mundo é assim?”... Quem nunca fez este tipo de pergunta? Constantemente nos vemos diante de situações que nos levam a fazê-las.
Isso é tão “normal” que nunca, ou dificilmente, nós paramos para pensar sobre o ato mesmo de fazer estas perguntas (...).
É importante saber responder bem este tipo de pergunta. “Diante de um amigo em perigo devo ajudá-lo, mesmo correndo riscos? Ou então, quando um amigo está se
“afundando” nas drogas, posso e devo me “intrometer” em sua vida, ou cada um “sabe o que faz”, e devo me manter indiferente? Haveria algum caso em que seria certo atravessar um sinal vermelho? Em que casos isso seria absolutamente incorreto?”
“Frente ao problema dos menores abandonados ou da corrupção no mundo político e econômico, devo tomar alguma atitude ou simplesmente manter-me alheio a estas coisas e cuidar dos meus interesses? Respostas a este tipo de questões vão determinando o rumo e os passos concretos das nossas vidas.”
Geralmente respondemos a isso tomando uma atitude aceita em nosso meio social, sem pensar sobre isso, eximindo-se da responsabilidade de fazer alguma atitude diferente
Moral e Ética
Normas sociais = valores morais
“Aliás, a palavra moral vem do latim mos
(singular), e mores (plural), que significa costumes. Por isso, muitos utilizam a expressão
“bons costumes” como sinônimo de moral ou moralidade.”
“Quando todos aceitam os costumes e os valores morais estabelecidos na sociedade não há necessidade de discussão sobre eles. Mas quando surgem questionamentos sobre a validade de determinados valores ou costumes, surge a necessidade de fundamentar teoricamente estes valores vividos de uma forma prática; e, para aqueles que não concordam, o de criticá-los.
Aqui aparece o conceito de ética, que vem do grego ethos, modo de ser, caráter.”
De modo