Modulo 02 Desenho De Observacao
Desenho de observação
Vamos tratar de um dos aspectos mais importantes para o ato de desenhar: aprender a ver. Às vezes nos perguntamos por que algumas pessoas têm facilidade para desenhar e outras precisam de muito treino para conseguir um resultado melhor. A resposta está aqui: algumas pessoas têm um poder de observação maior e captam melhor os detalhes. É por isso que conseguem transportar com maior facilidade para o papel uma cena vista.
A IMPORTÂNCIA DE OBSERVAR
Quando não somos naturalmente dotados desta facilidade de observar e captar detalhes, devemos fazer exercícios que aumentem nossa capacidade de concentração, para que nosso cérebro consiga reconhecer uma informação.
Nosso cérebro pode reconhecer um objeto, porém não guarda informações perfeitas, fazendo com que desenhemos o que já conhecíamos anteriormente, ou seja, imagens que já fazem parte de nossa memória, e não o que estamos vendo agora.
A observação consiste em analisar detalhes, espaços físicos entre as formas, proporção, volume, cor e suas tonalidades. Para desenvolver esta habilidade, empregamos os seguintes procedimentos:
MEDIDAS DE REFERÊNCIA
Toma-se uma medida do objeto como referência e faz-se uso dela para calcular todas as alturas e larguras.
ASSOCIAÇÃO COM FORMAS GEOMÉTRICAS
Esta associação auxilia a definir o formato real do objeto, assim como encaixá-lo no espaço físico real destinado a ele.
1
EIXOS
Sempre busque ter uma visão com um eixo horizontal e um vertical para se posicionar em relação ao objeto.
Caso o objeto tenha inclinações, procure também encontrar os ângulos.
USO DO BRAÇO ESTICADO
Segurando um lápis com seu braço esticado, feche um olho e observe o objeto a ser medido, usando o lápis como instrumento de medição.
Pegue uma das partes do objeto como medida de referência e, a partir daí, defina todas as medidas necessárias.
É recomendado o uso de frações.
Observe um objeto que caiba em sua mão. Ache a melhor posição para ele ser desenhado e faça um