Modulação VSB
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA – FEAR
ENGENHARIA ELÉTRICA
Anderson Bortolini – 113986
João Antônio Marcolan - 86387
Mirian Bandiera – 107930
BANDA LATERAL VESTIGIAL
PASSO FUNDO
Outubro de 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo
1 - CONCEITO
Em comunicação analógica, Modulação por Amplitude – AM é um processo no qual a amplitude de um sinal senoidal, chamado portadora varia em função de um sinal senoidal de interesse, que é o sinal modulador. A frequência e a fase da portadora são mantidas constantes. Uma das técnicas de modulação AM trata-se da VSB - banda lateral vestigial, esta é conhecida como modulação de uma única portadora.
Nessa modulação, o sinal transmitido é o resultado de um filtragem de um sinal de DSB-SC- Banda Lateral Dupla com Portadora Suprimida de tal mode que uma das bandas laterais é preservada quase que totalmente, enquanto que é deixado apenas um vestígio da outra banda. O vestígio transmitido da banda que é quase toda suprimida compensa a parte removida da banda que é quase toda preservada. Com essa simetria há a economia com relação à largura de banda.
1.1 – ESPETRO - VSB
2 – APLICAÇÕES, VANTAGENS E DESVANTAGENS
2.1– Aplicações
Na transmissão de TV, pelos motivos de largura de faixa e custo, optou-se pela utilização da modulação do sinal de vídeo em AM-VSB.
Para uma boa definição é necessário transmitir sinais de vídeo até a frequência de 4MHz.
Ele também pode ser usado em transmissão digital, tais como o padrão ATSC 8-VSB. O modem Milgo 4400\/48 usado vestigial banda lateral e desvio de fase chaveamento para oferecer transmissão de 4800 bit/s através de um canal de 1600 Hz.
2.2 – Vantagens
Este tipo de modulação barateia muito o custo em relação ao sistema AM SSB, pois o filtro utilizado para a eliminação de uma parte da banda lateral é mais simples. A largura de banda dos sinais VSB é maior que