Protocolo de rede
O protocolo TCP TCP (que significa Transmission Control Protocol, em português: Protocolo de Controle de Transmissão) é um dos principais protocolos da camada de transporte do modelo TCP/IP. Ele permite, a nível das aplicações, gerir os dados em proveniência da (ou com destino à) camada inferior do modelo (ou seja, o protocolo IP). Quando os dados são fornecidos ao protocolo IP, este encapsula-os em datagramas IP, fixando o campo protocolo em 6 (para saber que o protocolo ascendente é o TCP...). O TCP é um protocolo orientado para a conexão, isto é, ele permite a duas máquinas comunicantes, controlar o estado da transmissão.
O TCP é um protocolo de nível da camada de transporte (camada 4) do Modelo OSI e é sobre o qual que se assentam a maioria das aplicações cibernéticas, como o SSH, FTP, HTTP — portanto, a World Wide Web.
As principais características do protocolo TCP são:
TCP entrega ordenadamente os datagramas provenientes do protocolo IP
TCP verifica a onda de dados para evitar uma saturação da rede
TCP formata os dados em segmentos de comprimento variável para "entregá-los" ao protocolo IP
TCP permite o multiplex dos dados, quer dizer, faz circular, simultaneamente, as informações que proveem de fontes (aplicações, por exemplo) distintas numa mesma linha
TCP permite a início e o fim de uma comunicação de maneira educada.
O objectivo do TCP
Graças ao protocolo TCP, as aplicações podem comunicar de forma segura (graças ao sistema de avisos de recepção do protocolo TCP), independentemente das camadas inferiores. Isto significa que os roteadores (que trabalham na camada Internet) teem como único papel o encaminhamento dos dados sob a forma de datagramas, sem se preocuparem com o controle dos dados, porque este é realizado pela camada de transporte (mais concretamente pelo protocolo TCP).
Durante uma comunicação através do protocolo TCP, as duas máquinas devem estabelecer uma conexão. A máquina emissora (a que