modulacoes
Modulações
O processo de modulação pode ser definido como a transformação de um sinal que contém informação útil em seu formato original num sinal modulado adequado ao meio de transmissão que se deseja utilizar.
Modulações analógicas
Modulação AM(Amplitude Modulation)
Modulação em Amplitude ou simplesmente AM (do inglês Amplitude Modulation - Modulação de Amplitude), é a forma de modulação em que a amplitude de um sinal senoidal, chamado portadora, varia em função do sinal de interesse, que é o sinal modulador. A frequência e a fase da portadora são mantidas constantes. Matematicamente, é uma aplicação direta da propriedade de deslocamentos em frequências da transformada de Fourier, assim como da propriedade da convolução. A demodulação exige um circuito demodulador simple em relação às suas variantes. O circuito demodulador por detector de envoltória é largamente utilizado nos receptores de rádio AM.
Utilizando como portadora um sinal senoidal, c(t)= cos(ωpt+φp) com ωp= 2πf, onde então f é a freqüência e φp é a fase inicial a portadora. A modulação AM consiste então em gerar um sinal a(t)= c(t)⋅(1+m⋅s(t)), onde m é denominado índice de modulação.
O sinal modulado pode ser expresso por:
a(t)= c(t)⋅(1+m⋅s(t)) = cos(ωpt+φp)⋅(1+m⋅cos(ωst+φs)) onde ωp,φp são os parâmetros referentes à portadora e ωs é a freqüência angular do sinal modulante. Para simplificar, vamos adotar φp = φs =0 .Então, a(t) = cosωpt⋅(1+m⋅cosωst) = cosωpt + m⋅cosωst ⋅cosωpt. Aplicando a relação trigonométrica pertinente sobre produto de dois cossenos, percebemos que este sinal AM é composto de 3 componentes senoidais: a(t) = cos(ωpt) + m/2⋅cos(ωp+ωs)t + m/2⋅cos(ωp-ωs)t portadora+banda lateral superior+banda lateral inferior
Modulação AM DSB-SC (double-sideband supressed carrier - Banda Lateral Dupla e Portadora Suprimida) Neste método de modulação a portadora é suprimida. Com isso aproveitamos toda potência