modos de redes
A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada camada de uma rede é oferecer determinados serviços a camadas de níveis superiores, abstraindo-as dos detalhes de implementação de algum recurso.
A camada X de uma máquina comunica-se com a camada X de outra máquina através de protocolos, que são basicamente um acordo entre as partes que estão se comunicando e estabelecendo como será feita a comunicação.
A comunicação de máquinas diferentes não é feita diretamente de uma para outra, cada camada transfere seus dados e informações de controle para a camada que está em um nível abaixo dela, até que seja alcançada a camada de nível mais baixo. Depois de alcançado, a camada de nível mais baixo, utiliza o meio físico que é por onde são feitas as comunicações.
Observamos na figura acima que entre cada par de camadas existe uma interface, ela é que define as operações e serviços que a camada inferior tem que oferecer a camada superior. Um conjunto de camadas, interfaces e protocolos são conhecidos como arquitetura de rede.
11.1 Serviços Versus Protocolos
Um serviço é um conjunto de operações que uma camada inferior tem a oferecer a uma camada superior, o serviço relaciona-se a uma interface entre duas camadas.
Um protocolo é um conjunto de regras que controlam o formato dos pacotes e mensagens que são trocados pelas entidades contidas nas camadas, essas entidades utilizam os protocolos para implementar suas definições e serviços.
Na maioria das vezes, os serviços e os protocolos são confundidos, só que eles são totalmente distintos, pois os serviços estão relacionados às interfaces entre as camadas, e os protocolos estão relacionados aos pacotes envidados entre as entidades de máquinas diferentes.
11.2 O Modelo OSI
Com o objetivo de obter uma padronização na conectividade e máquinas de