Modos de produção
...interpretando os fenômenos sociais
Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca
Começando...
1. Referenciais teóricos: visões de mundo que existem na sociedade. 2. Materialismo Histórico e Dialético: teoria do conhecimento que se ancora na visão materialista histórica de mundo. 3. Apenas as idéias não transformam o mundo, é preciso que sejam submetidas à prática 4. Pretende interpretar e transformar a realidade. 5. Papel político do ser humano: transformar a realidade, não apenas receber as influências sociais
Ilustração de uma edição francesa do século XVI DAS OBRAS DE Galeno, representando Galeno, Hipócrates e Avicena
VISÃO DE MUNDO
Sistema de pontos de vista sobre a realidade que permite ao ser humano elaborar uma atitude perante esta realidade. É a base da compreensão e da ação do ser humano perante a realidade.
FILOSOFIA: elabora visões de mundo para interpretar e explicar suas manifestações fenomênicas; apreende em pensamentos a sua época.
IDEALISMO: A essência de todas as coisas está na consciência humana. A base de todos os objetos e fenômenos (materiais e imateriais) do mundo é uma certa substância ideal representada pela vontade divina, a razão mundial, a idéia absoluta, o espírito.
Os objetos e fenômenos são derivados das sensações e percepções do ser humano e da sua razão.
SER HUMANO: ser ideal, universal, cuja essência independe do local ou época em que vive
Apesar disto, admite a complexidade do ser humano e a influência do meio social no desenvolvimento de suas potencialidades.
SOCIEDADE Ideal e normatizada segundo valores universais de cooperação para o desenvolvimento das potencialidades humanas. A ordem é mantida a partir do desempenho de diferentes papéis que regulam o funcionamento da engrenagem social, sem conflitos ou contradições.
peste de Ashdot, pintura de Nicolas Poussin, inspirada numa epidemia que ocorreu por volta de 1030 a.C.
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA: