Modos de produção
Primitivo:
O modo de produção primitivo é, como o nome já deixa claro, o da pré-história. Seu período é muito longo e abrange milhares de anos, pois foi o que prevaleceu desde o surgimento da sociedade humana. Para se ter idéia, enquanto esse modo de produção durou centenas de milhares de anos, o escravista, feudal e capitalista juntos mal duraram cinco milênios.
Nele não havia classes sociais nem propriedade privada: os homens trabalhavam juntos, e os frutos de seu trabalho eram de todos. Não havia estado, nem propriedade de terra. Apenas quando surgiu a agricultura que os homens começaram a ter noção de território e começaram a dividir o trabalho. Com isso, passaram a querer defender seu território, surgiram as tribos e as classes sociais, os reis, e aos poucos o modo de produção e de organização da sociedade foi mudando.
Escravista:
Esse modo de produção surgiu na Grécia, porém se espalhou pelo mundo, principalmente na época das colonizações, e, portanto, teve características um pouco diferentes de quando surgiu.
Na Grécia Antiga, esse modo foi adotado porque o espaço era muito pequeno e não havia terras para todos, então, começaram as guerras por território, na qual os povos vencidos se tornavam escravos. Já na América, os escravos vinham da África para servirem de mão de obra.
Nesse modo de produção, um pequeno número de senhores comanda os escravos, as terras, monopolizam o poder, e são proprietários da força de trabalho, dos meios de produção e do produto do trabalho, enquanto os escravos não possuem direito algum.
Bibliografia:
http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-producao http://pt.wikipedia.org/wiki/Modo_de_produ%C3%A7%C3%A3o_primitivo http://pt.wikipedia.org/wiki/Modo_de_produ%C3%A7%C3%A3o_escravista