Relatório visita ao minhocão
Praça Rotary = Coração da Vila Buarque.
- A Biblioteca Municipal Infantil Monteiro Lobato está localizada no interior da praça.
- Ao redor há diversos tipos de comércio, lojas, estacionamentos, prédios residenciais e comercias.
- A praça fica num quarteirão formado pelas ruas: Dr. Vila Nova, Major Sertório, Cesario Mota Junior e Gal. Jardim.
- Quem toma conta da praça é um conselho de moradores da região.
Público que a frequenta: Pessoas que moram ao redor, nas ruas que a rodeiam, e pessoas que estão de passagem pelo lugar, como estudantes do Mackenzie, por exemplo.
- Classe social: C/B. Metro quadrado custa, aproximadamente, 5 mil reais, na região (até a Rua Veridiana, onde o metro quadrado já aumenta de preço)
- É uma região altamente varolizada, uma vez que se trata de um espaço urbano altamente movimentado e povoado, principalmente por estar localizada próxima ao centro da cidade.
- Região próxima a todo tipo de comércio, fácil acesso devido ao grande plano de metrô, ônibus e transportes coletivos em geral e, por isso, altamente valorizada para moradia. Nem tanto para escritórios, justamente pela alta aglomeração de residentes, o que influi na falta de vagas para carros.
Entorno da Praça Rotary: Casarão da Biblioteca, casas geminadas, sobrados, prédios antigos (com no máximo 4 andares) e prédios novos (Banco Bradesco e Escola de Sociologia e Política de São Paulo).
- Muitas das construções antigas avançam sobre o espaço público, como sacadas de prédios que foram construídas para cima da calçada, por exemplo.
- Cidade de São Paulo: Cidade que constrói, reconstrói, destrói e, por isso, encontramos muitas edificações diferentes umas das outras.
- Parcelamento (lotes) = sobrados (4 casinhas geminadas), mas o telhado é dividido a cada duas casas, ou seja, temos 4 casas para apenas 2 lotes.
-PUE = Bairro que foi habitado antes de ser planejado.