Modernismo
Características: - fragmentação e flashes cinematográficos - síntese - a busca de uma língua brasileira - nacionalismo - ironia, humor, piada, paródia - temas extraídos do cotidiano - urbanismo
As vanguardas defendem o irracionalismo, uma compreensão mais subjetiva do homem e de seus problemas – viviam o espírito caótico e violenta decorrente da 1ª Guerra Mundial. Defendiam uma nova estética subjetiva, moderna mais sintonizada com as grandes conquistas da era da máquina e da velocidade. Assumiam uma postura destruidora com relação a estética do passado.
Portugal – surge em 1915 com a revista Orpheu, após a repercussão da proclamação da República e do fim da monarquia. Renasce o espírito nacionalista e saudosista com o objetivo da reconstrução da cultura portuguesa.
Grandes nomes da literatura portuguesa: Mario de Sá Carneiro e José Régio, além do mais famoso de todos, Fernando Pessoa.
A literatura portuguesa viveu três momentos: geração da revista Orpheu, a geração de Presença e a geração do Neo-Realismo
- geração Orpheu – Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Almada Negreiros, Luís de Montalvor e o brasileiro Ronald de Carvalho- buscava atualizar a cultura portuguesa em relação às correntes de vanguarda que vinham surgindo.
- geração de Presença – José Régio (poesia, romance e teatro) – aprofundamento da estética moderna.
- geração Neo-Realismo- Fernando Namora,Vergílio Ferreira e Carlos de Oliveira - propunha uma literatura social, documental, combativa e reformadora.
– Fernando Pessoa -principal escritor do Modernismo português. Sua vasta inteligência, imaginação e capacidade criadora fez com que criasse além de obras também entidades poéticas com biografia, traços físicos, profissão, ideologia e estilo próprio. Foram mais de setenta heterônimos mas destacam-se três com sendo os mais