Modernismo
As atividades profissionais
De um modo geral, nos meios rurais predomina a agricultura, a pecuária, a silvicultura e outras atividades ligadas à exploração de alguns recursos naturais. Por esta razão, a população pertence, na sua maioria, ao sector primário.
Nos meios urbanos, pelo contrário, as atividades predominantes são o comércio, os serviços, e a indústria pelo que a população pertence, na sua quase totalidade, aos setores secundários e terciários.
A ocupação dos tempos livres
Nos meios rurais, os tempos livres são poucos e variam com a época do ano e com o ritmo a que se desenrolam os trabalhos agrícolas. Os jogos tradicionais, as danças e os cantares populares, bem como as festividades religiosas, são algumas das principais manifestações culturais nestas áreas.
Nos meios urbanos a situação é bem diferente. Os horários de trabalho e os vários ritmos de vida, bem como a existência de uma série de equipamentos nas áreas da cultura, do desporto e de entretenimento permitem à população uma escolha mais alargada na ocupação dos tempos livres e de lazer.
As deslocações
Nos meios rurais, a população dedica-se principalmente à agricultura e ás habitações, normalmente uni familiares, encontram-se, muitas vezes, integradas nos campos de cultura. Por isso, as deslocações das pessoas para os locais de trabalho são geralmente curtas e feitas a pé.
As ruas das aldeias são, assim, pouco movimentadas e por elas circulam essencialmente pessoas, máquinas agrícolas e animais.
Nos meios urbanos, pelo contrário, as populações vivem normalmente em blocos de apartamentos longe dos locais de trabalho, por vezes a quilômetros de distância. Além