Modernismo
MATÉRIA: PORTUGUÊS TURMA: 3º C
TEXTO EXPOSITIVO – MODERNISMO BRASILEIRO
FELIPE AUGUSTO MASTEGUIM BEDANA
JHONATHAN DE LIMA BORGES
AMERICANA
11 DE MAIO DE 2012
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA DO CARMO AUGUSTI
MATÉRIA: PORTUGUÊS TURMA: 3º C
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA DO CARMO AUGUSTI
MATÉRIA: PORTUGUÊS TURMA: 3º C
TEXTO EXPOSITIVO – MODERNISMO BRASILEIRO
Texto expositivo produzido pelos alunos Felipe e Jhonathan à disciplina de Português ao professor Ailton da Escola Estadual Professora Maria do Carmo Augusti como um dos requisitos para obtenção parcial da nota do 2° Bimestre.
AMERICANA
11 DE MAIO DE 2012
O MODERNISMO BRASILEIRO NO SÉCULO XX
O Modernismo foi um movimento artístico e literário do início do século XX que se baseou na idéia de que as formas "tradicionais" de expressão, organização social e da vida cotidiana viraram ultrapassadas, e que era fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura. No Brasil, o Modernismo iniciou nos anos 20, com o objetivo de romper com o tradicionalismo, a libertação estética e a independência cultural do país.
Aqui, este movimento tem como marco simbólico a Semana de Arte Moderna feita em 1922 em São Paulo, mas a tendência ao Modernismo veio de 1913 com as obras do pintor Lasar Segall, e no ano de 1917 a pintora Anita Malfatti provoca uma renovação artística com a exposição de seus quadros. Este período ficou conhecido como Pré-Modernismo que começou em 1902 e terminou em 1922. Neste período se destacaram na literatura: Lima Barreto, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos, mas ainda podemos notar influências de movimentos anteriores como o realismo, o naturalismo, o parnasianismo e o simbolismo.
A partir de 1922, com a Semana de Arte Moderna, tem o início da Primeira Fase do Modernismo que durou até 1930. Esta fase é marcada por um maior compromisso dos artistas com a renovação estética que se