Modernismo no Brasil
INDICE
INTRODUÇÃO 2
1 MODERNISMO NO BRASIL 3
1.1 Fases do Modernismo no Brasil
1.1.1 Primeira Fase
1.1.2 Segunda Fase
1.1.3 Terceira Fase
1.2 Principais representantes brasileiros do Pré-Modernismo e do Modernismo
1.3 Algumas características dessa escola literária 3
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
INTRODUÇÃO
Modernismo foi o período do movimento da literatura moderna nas letras. Esta escola engloba manifestações vanguardistas como o Futurismo, o Super-realismo e o Dadaísmo. O objetivo do Modernismo, no que se refere à literatura, foi indicar a necessidade de renovação, opondo a modernidade ao tradicionalismo.
O modernismo brasileiro foi iniciado no século XX. Na época, a preocupação dos autores modernos era substituir os antigos valores. As principais características desta escola literária são o progresso, a sensação de instabilidade e transitoriedade, a criação e investigação pessoal, o livre exame e o futuro.
1 MODERNISMO NO BRASIL
Pode-se entender o Modernismo como um movimento literário e artístico que teve início no século XX com o objetivo de romper com o tradicionalismo. Buscavam a libertação estética, a experimentação constante e, acima de tudo, a independência cultural do país. No Brasil, o Modernismo deu seus primeiros passos com a Semana de Arte Moderna em 1922 na cidade de São Paulo.
1.1 Fases do Modernismo no Brasil
1.1.1 Primeira Fase (1922-1930)
Com a Semana de Arte Moderna em 1922 tem início a Primeira Fase do Modernismo, que também é chamada de Fase Heróica. Pode-se caracterizar tal fase por um maior compromisso dos artistas com a renovação estética inspiradas nas vanguardas europeias como o cubismo, o futurismo, o surrealismo e outros. A linguagem literária tenta romper com o tradicional, sendo algumas dessas mudanças: a liberdade formal, a valorização