MODERNISMO – 1ª FASE
O modernismo é uma escola literária que surgiu no Brasil por volta de 1920 e caracterizou-se por uma série de mudanças no âmbito das artes e da literatura, rompendo com as formas estéticas e estilísticas tradicionais. O pré- modernismo e o movimento vanguarda foram os responsáveis pela introdução do modernismo no Brasil. Esse grande movimento mudou o pensamento das pessoas e de muitos artistas, em relação à definição de arte e a disposição da literatura. Uma de suas principais características é a análise sobre a realidade e a sociopolítica brasileira.
1.1 - Definição de modernismo
Realizada a Semana de Arte Moderna e ainda sob os ecos das vaias e gritarias, teve início uma primeira fase modernista que se estendeu de 1922 a 1930, caracterizada pela tentativa de definir e marcar posições. Constituiu um período rico em manifestos e revistas de vida efêmera: são grupos em busca de definição.
Nessa década, a economia mundial caminhava para um colapso, que se concretizaria com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929. O Brasil vivia os últimos anos da chamada República Velha, no período de domínio político das oligarquias ligadas aos grandes proprietários rurais. A partir de 1922, com a revolta militar do Forte de Copacabana, o Brasil passou por um momento realmente revolucionário, que culminaria com a revolução de 1930 e a ascensão de Getúlio Vargas ao poder.
1.2 - Momento Histórico
Um mês após a Semana de Arte Moderna, a política brasileira viveu dois momentos importantes: em 1º de março, a eleição para a escola do sucessor de Epitácio Pessoa na Presidência da Republica, com a vitória do mineiro Artur Bernardes sobre Nilo Peçanha, nos dias 25, 26 e 27 de março, a realização, no Rio de Janeiro, do congresso de fundação do Partido Comunista Brasileiro (representantes das oligarquias de São Paulo e Minas Gerais) e Nilo Peçanha (representantes das oligarquias de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul). Trata-se de