Modernidade
A Modernidade, a princípio, é o período histórico que se estende entre fins do século XV e os dias atuais. Contudo, além de um período histórico, a Modernidade é a denominação de um conjunto de fenômenos sociais e é também o resultado de uma série de eventos marcantes no mundo ocidental ocorridos nos últimos quinhentos anos, aproximadamente. “Mundo Ocidental” seria, neste ponto, a Europa Ocidental: Grã-Bretanha, França, “Alemanha”, “Itália”, Áustria, Suíça, Países Baixos, Portugal e Espanha, os países com nomes entre aspas não formavam uma única nação na época.
O primeiro dos grandes eventos que deixaram sua marca na Modernidade foi a Expansão Marítima Europeia, que começou no fim do século XV, acompanhada do Colonialismo que a sucedeu.
O Século XIX foi marcado pelo otimismo em relação ao futuro, do início ao fim foi um período em que os Estados Nação se estabelecia, países como Itália e Alemanha se unificaram, havia novas e interessantes tecnologias, o futuro parecia promissor. Em contraste o Século XX foi um século de guerras sangrentas e conflitos prolongados, o otimismo anterior dá lugar a uma visão sombria do futuro. Mas o culto à tecnologia e a busca incessante por aperfeiçoamento delas se torna cada vez mais intenso.
A Modernidade tem como característica a rejeição da tradição e do passado e uma constante busca pela transformação. Isso pode ser observado no campo da tecnologia e da moda. A indústria tecnológica e de moda de beneficia de uma “novidade antiga” da Modernidade, a ideia de individualidade, que remonta o surgimento da classe burguesa na Europa, pode parecer estranho, mas em um mundo tradicional o indivíduo não tem importância, mas no mundo Capitalista ele é à base da sociedade.
A modernidade seus Prós e Contras!
É visível que o avanço da tecnologia, mais precisamente da modernidade tenha inúmeros pontos positivos e negativos em nossas vidas, a modernidade é algo repentino elaborado para melhorar e facilitar ainda mais o modo de