Modelos SI
Hub é um ponto central, que tem a função de interligar computadores de uma rede local. Ele recebe dados vindo de um computador e os retransmite para outra máquina. Enquanto isso, os outros usuários ficam impossibilitados de enviar informações. As redes que são interligadas através de hubs são bastante lentas. Se tivermos, por exemplo, 10 máquinas em uma rede, enquanto duas delas se comunicam, oito têm que esperar pela sua vez. Devido às limitações na transmissão de dados, atualmente os hubs foram completamente substituídos pelos switches.
Switch
O Swhitch é um aparelho muito parecido ao hub, a grande diferença são os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino, porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação entre a origem e os destino. Por isso, a rede não fica “parada” a uma única máquina no envio de informações. Para redes maiores que não necessitam de um roteador, os switchs são mais indicados.
Roteador
O roteador é um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é muito melhor que o switch, pois além de fazer a mesma função ele também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar a seu destino. Um exemplo que podemos dar é como se a rede fosse uma cidade grande e o roteador escolhesse os caminhos mais curtos e menos congestionados, por isso se da o nome de roteador.
Existem dos tipos de roteadores:
Estáticos: Este tipo é mais barato, e é focado em escolher o menor caminho para os dados, mesmo se houver congestionamento ou não;
Dinâmicos: Este tipo é o mais sofisticado, e também mais caro. Ele considera ou não se há congestionamento na rede, ele trabalha para fazer o caminho mais rápido, mesmo que seja o mais longo. Do que adianta fazer o menor caminho se estiver congestionado?! .
Os roteadores são capazes de interligar várias redes e geralmente trabalham em conjunto com hubs e