Modelos Qu Mica
ÁLVARO NAVARINI
TRABALHO DISCENTE
SÃO JOÃO DA URTIGA
2015
Modelo Demócrito e Leucipo Tudo seria formado de pequenas partículas indivisíveis, que eles denominaram de átomo. Isso significa que se fôssemos dividindo sucessivamente um corpo, chegaríamos num momento em que isso não seria mais possível, porque chegaríamos num momento em que isso não seria mais possível, porque chegaríamos à menor parte que compõe a matéria. De acordo com o modelo de Thompson (trabalhou com a natureza elétrica da matéria), o átomo é uma esfera de carga elétrica positiva, não maciça cheia de elétrons (partículas negativas) de modo que sua carga total seja nula.
Modelo de Rutherford Usando partículas alfas vindas do polônio radioativo ele bombardeou partículas de um átomo como umas passavam e outras não, chegou à conclusão que: “O átomo seria composto por um núcleo muito pequeno e de carga elétrica positiva, que seria equilibrada por elétrons, que ficavam girando ao redor do núcleo, numa região periférica chamada eletrosfera.” O átomo seria comparado ao Sistema Solar onde o sol seria o núcleo e os planetas representariam os elétrons girando ao redor do núcleo.
Modelo de Bohr Representa os níveis de energia, cada elétron possui a sua energia. Quando um elétron salta de um nível menor o elétron emite uma radiação em forma de luz.
Modelo de Sommerfeld Ao pesquisar o átomo concluiu que os elétrons de um mesmo nível, ocupam órbitas de trajetórias diferentes (circulares e elípticas) a que denominou de subníveis. A energia do elétron seria determinada pela distância em que ele se encontra do núcleo e pelo tipo de órbita que percorre.
Respostas:
1) Alternativa C
2) Alternativa D
3) Alternativa D
4) a) I- Prótio, II- Deutério, III- Trítio
b) Prótio
5) Alternativa A
6) Alternativa E
7) Alternativa A
8) Alternativa C
9) Alternativa A
10) Alternativa A
11) Alternativa D
12) Alternativa D
13) Alternativa A
14) Alternativa B