Modelos explicativos
QUADRO SINTESE DOS MODELOS EXPLICATIVOS
• Modelo mágico-religioso ou xamanístico
Vantagem – causas das doenças é de “fácil explicação” para o doente - as doenças são sempre uma relação de causa- efeito, ou seja, a transgressão de uma ordem leva a uma doença.
Desvantagem-Falta de resolutividade - a cura ou a manutenção da saúde dependia da vontade dos deuses (ou da habilidade do Xamã).
• Modelo Holístico
Vantagem – introdução de outros agentes etiológicos além das divindades (clima, insetos, astros, ou ainda outros fenômenos naturais).
Desvantagem – Pouca resolutividade - Saúde como resultado de um equilíbrio interno-externo é algo muito frágil e com poucas possibilidades de intervenção.
• Modelo Empírico-Racional (Hipocrático)
Vantagem – Abandono das explicações sobrenaturais - Busca por uma solução científica para o binômio saúde-doença -Aprofundamento dos conhecimentos científicos em especial Anatomia e Patologia.
Desvantagem – Resolução dos problemas de saúde ainda baixo e com poucas possibilidades de intervenção.
• Modelo de Medicina Cientifica Ocidental (Biomédico)
Vantagem- Estudo mais detalhado do corpo humano. - Melhor entendimento do funcionamento do corpo (fisiologia). -Busca pelas causas das doenças (miasmas) - introdução das questões ambientais (fator externo) no processo da doença
Desvantagem- Trata o paciente como uma maquina e não como um sistema dinâmico. - Restringe o fenômeno doença a um defeito a ser corrigido. -Trata o organismo como a composição de compartimentos estanques.
• Modelo sistêmico
Vantagem- Individuo é visto de forma global e não mais fragmentada. -Apresenta uma interligação de sistemas onde a alteração de um componente afeta o todo.