Modelos explicativos sobre o processo de
SAÚDE, DOENÇA E CUIDADO.
Para entendermos a História evolutiva das concepções sobre saúde-doença e a prática do cuidado é necessário percorrer a trajetória da saúde do homem desde os primórdios da humanidade com a visão mágico-religiosa, finalizando na abordagem do modelo da Historia natural das doenças. 1.Modelo Mágico-religioso ou xamanístico:
Para os povos da antiguidade as doenças eram resultantes de transgressões individuais e coletivas a elementos naturais e forças sobrenaturais. As relações com o mundo natural se baseavam em uma cosmologia que envolvia deuses e espíritos bons e maus, numa compreensão do mundo e de como organizar o cuidado que exigia na época a participação de seres transcendentais ( Deus, Santos, Orixás, Espírito dos Mortos...) para acalmar as forças sobrenaturais.. Essa prática ainda é aceita nos dias atuais por centenas de pessoas e habitantes de sociedades tribais.
Vantagens do modelo Desvantagens do modelo
• Presença de organização social entre os homens primitivos;
• Classe social representada por Sacerdote com prestigio e grande pode espiritual e material;
• Marco inicial da prática médica e forte coesão social entre os povos; • Concepções equivocadas sobre saúde;
• Visão mágico religiosa, que explica, mas não corresponde as causas do adoecimento;
• Predominância do poder transcendental sobre os povos da época.
2. Modelo holístico:
Neste modelo a saúde era entendida como o equilíbrio entre os elementos e humores que compõem o organismo humano. Um desequilíbrio desses elementos influenciava no aparecimento da doença, cuja causa estava relacionada ao ambiente físico: os astros, o clima, os insetos etc. sendo o Cuidado entendido como o ajuste indispensável para manter o equilíbrio do corpo com os elementos internos e externos.
Vantagens do modelo Desvantagens do modelo
• Este modelo avança em relação ao pensamento mítico da doença