Modelos de pdti
Benefícios de se ter um PDTI:
• Ter em mãos uma visão atualizada do ambiente atual da Tecnologia da Informação e, ao mesmo tempo, compará-lo a cenários alternativos que possam otimizar o retorno dos investimentos já feitos e dos ainda a serem realizados;
• Capacidade para tomar decisões com segurança sobre modificações, melhorias ou acréscimos em sua estrutura de TI.
• Ter ao seu alcance opiniões embasadas de especialistas de cada uma das áreas estudadas, permitindo fazer as comparações necessárias entre a situação atual da sua estrutura de TI e as necessidades futuras.
• Subsídio para o planejamento da estrutura de TI, inclusive com estimativas de orçamentos a serem investidos em projetos prioritários.
• Uma vez adotas as práticas e procedimentos enumerados no PDTI, ter mais tempo das pessoas na organização para realização de atividades chave e foco no crescimento do seu negócio, em vez de alocar tempo na solução de problemas de TI.
O modelo aqui proposto para o desenvolvimento do documento “Plano Diretor de Tecnologia da Informação” foi baseado nas necessidades de melhorias da empresa.........
Dentre outras coisas, por meio deste modelo, é possível visualizar se as práticas de trabalho estão no centro do sistema de informação.
Assim, além da qualidade da informação, dos recursos humanos necessários e adequados, e da utilização da tecnologia da informação para o processamento das informações, percebe-se que os sistemas de informação devem estar incorporados às práticas de trabalho da organização. Esse é inclusive o fator para verificar o sucesso ou não de um sistema de informação.
Portanto, verifica-se a importância de conhecer as práticas de trabalho das organizações, antes de se proceder qualquer tipo de implantação de sistemas de informação.
No caso específico do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, o conhecimento do negócio e das práticas de trabalho da empresa, são passos essenciais.
PLANO