Modelos de negócio na WEB
PROPAGANDA VIRTUAL
Criadas com objetivo de atingir o maior número de pessoas, são links patrocinados, na maioria das vezes, em formato de texto que descreve as características do produto ou dos serviços oferecidos e contém a URL do anunciante, com objetivo de levá-lo diretamente ao site do patrocinador.
Os formatos dos anúncios podem variar entre busca por palavra chave, por assunto (associados ao tema da página de pesquisa) ou por perfil, onde a propaganda é vinculada na caixa de e-mail dos usuários.
Os anunciantes escolhem a forma de pagamento deste serviço. Pode ser por numero de cliques ou pelo numero de vezes que a palavra-chave escolhida pelo anunciante é utilizada nos sites de busca.
Este tipo de marketing iniciou-se em 1998 pelo americano Bill Gross que criou a Go To. Em 2001 o Google comprou os direitos de uso do banco de dados por U$300 milhões, da já rebatizada Ouverture- o que ocorreu devido a patente dos links patrocinados.
Podemos citar como exemplo deste web negócio a BOL, a UOL, o YAHOO e o GOOGLE, CADÊ?, STARMEDIA, dentre outras.
EMPRESAS PURAMENTE VIRTUAISEmpresas criadas exclusivamente no mundo virtual com objetivo de comercializar produtos e/ou serviços. Todo o processo da negociação é feito on- line.
Esse formato surgiu na década de 90, fazendo uma verdadeira revolução na forma de se comercializar.
A escolha de onde comprar na internet vai depender da estratégia utilizada pelos sites – como formas de transmissão das informações (quanto mais completas melhor), transparência na negociação, grau confiabilidade adquirido, segurança dos dados utilizados para finalização das transações, tempo de entrega, atendimento correto do pedido.
Temos como exemplo as empresas- SUBMARINO, AMAZON.COM, SYMANTEC e a WEBLINGUAS.
COMUNIDADES VIRTUAIS
São grupos de pessoas de vários lugares, com interesses mútuos. Neles os membros opinam, criticam, se expõem, com interesse em trocar experiências e informações no ambiente