Modelos de gestao
A gestão de portfólio de projetos é um processo do gerenciamento de projetos que proporciona a interligação dos objetivos estratégicos com a gestão dos programas e projetos. Por meio dela consegue-se selecionar os melhores projetos e controlá-los para que continuem satisfazendo os propósitos do negócio, mesmo depois do início do desenvolvimento.
Esse processo tem surgido como uma abordagem de apoio a tomada de decisão nas organizações. Seus métodos, técnicas e ferramentas contribuem para a minimização das incertezas e sistematização da decisão. Assim, a gestão de portfólio garante que o conjunto de projetos seja direcionado para atender aos objetivos do negócio.
O benchmarking em gerenciamento de projetos realizado em 2007 pelo Project Management Institute (PMI) mostra que a prática da gestão de portfólio de projetos precisa ser melhorada. Baseando-se no modelo de gestão de portfólio proposto pelo PMI (2008), esse estudo indica que apenas 45% das empresas tinham um processo de identificação, 40% um processo para a seleção e 34% um processo para priorização. No caso do processo de monitoramento, ele mostra que 75% das organizações o realizavam, contudo apenas 22% dessas geravam resultados efetivos a partir das informações adquiridas.
Os estudos realizados por Robert G. Cooper sobre a gestão de portfólio mostram a importância da gestão de portfólio para o sucesso no desenvolvimento de produtos (COOPER, EDGETT e KLEINSCHMIDT, 2001; 2002; 2004). Segundo ele, a gestão de portfólio reduz o número de iniciativas falhas de novos produtos e minimiza o investimento em projetos que resultarão em poucos benefícios para o negócio.
Essa contribuição da gestão de portfólio impacta diretamente na eficiência do processo de desenvolvimento de produtos. Isso porque o desenvolvimento de produtos caracteriza-se por um fluxo de investimentos que cresce com o avançar do projeto (ROZENFELD et al., 2006). Portanto, quanto antes os projetos de produto desalinhados com as