Modelos Atômicos
Modelos Atômicos
Modelo atômico é um modelo para representação do átomo.
John Dalton (1766-1844)
Foi o criador da primeira teoria atômica moderna. Dalton desenvolveu sua teoria em conferências em Londres, nos anos de 1804 e 1805. Outra descoberta de Dalton foi a respeito da anomalia da visão das cores, que é conhecida como Daltonismo. Dalton foi também o cientista que introduziu o modelo de massa atômica.
John Dalton propôs sua teoria do modelo atômico em 1808, onde o átomo é uma pequena esfera. Todos os átomos de um elemento químico são iguais.
A proposta foi baseada em fatos experimentais. Segundo Dalton:
- Os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e apresentam as mesmas propriedades químicas.
- Átomos de diferentes elementos apresentam propriedades e massa diferentes.
- Átomos são permanentes e indivisíveis.
- As reações químicas são uma reorganização de átomos.
- Os compostos são formados pela combinação de átomos de elementos diferentes em proporções fixas.
A Lei de Lavoisier e a Lei de Proust passou a ser explicada a partir desse momento. O modelo de Dalton ficou conhecido como o modelo atômico bola de bilhar.
Joseph John Thomson (1856-1940)
Em 1897, Thomson focalizou seus estudos na ideia segundo a qual a matéria, quaisquer que sejam suas propriedades, contém partículas de mesmo tipo cuja a massa é muito menor que a dos átomos dos quais elas fazem parte. Essa linha de pensamento levou a descoberta de um corpo menor que átomos de hidrogênio, e isso resultou na identificação das partículas conhecidas como elétrons.
Na experiência de Thomson, passou-se a analisar o feixe que era emitido em um tubo de raios catódicos. Como observava que o feixe se desviava com a aproximação de um imã, concluiu que o feixe era constituído por partículas carregadas que eram ejetadas de átomos. A partir disso, propôs seu modelo atômico, onde o átomo era uma partícula