modelos atomicos
Evoluções
Dalton elaborou o primeiro conceito de átomo, foi o primeiro passo nas pesquisas em relação a isso, então represento muito. De acordo com ele, os átomos eram maciços, neutros e indivisíveis. Nomearam seu modelo como “Bola de Bilhar”.
Thomson foi o primeiro a contradizer Dalton, ele descobriu que o átomo era divisível, e também demonstrou que existiam os elétrons. O modelo atômico foi alterado. Foi então criado o modelo chamado de "Pudim de Passas".
Rutherford concluiu após seus estudos que átomo era composto basicamente por vácuo, suas cargas positivas encontravam-se no núcleo dele e as cargas negativas do lado de fora(elétrons que rodopiavam ao redor do átomo). A esse modelo foi dado o nome de Sistema Planetário devido sua semelhança com o mesmo.
Limitações
O modelo de Dalton tinha várias limitações, tratava o átomo como indivisível e neutro, o que não era verdade já que o átomo é sim divisível e ele não é neutro, possui cargas negativas e cargas positivas, ainda tinha várias outras limitações.
Thomson não levava em conta em seu modelo que o átomo tinha um núcleo e muito menos que no núcleo do átomo havia cargas positivas. O estilo de seu modelo ainda era muito diferente do conhecido e aceito nos dias de hoje, o “sistema planetário”.
Desses três cientistas, o que mais chegou perto do “modelo certo” foi o Rutherford. Basicamente, o único erro em sua teoria foi resolvido por Bohr, outro cientista que trabalhou muito com modelos atômicos. O erro era em relação a órbita dos elétrons, na teoria de Rutherford chegaria um momento que os elétrons cairiam sobre si.