Modelos atomicos - colegial
Modelo Atômico de Thomson: Pudim de passas
Thomson diz que o átomo é a esfera de carga elétrica positiva, oca e nela se encontra carga negativa estática distribuída uniformemente, fazendo com que sua carga total seja nula
Modelo Atômico de Rutherford
Rutherford, foi para a Inglaterra buscar orientações de Thomson, através de experimentos e de seus estudos ele conseguiu bombardear uma fina lâmina de ouro com partículas alfa (núcleo do átomo de hélio) e a partir disso conseguiu perceber que a maioria das partículas alfas emitidas atravessavam a lamina sem sofrer desvio e a outra parte sofria desvio. Com o experimento ele concluiu que o átomo possui um pequeno núcleo e uma grande região vazia, e ainda que elétrons possuíam cargas negativas e que no núcleo encontrava-se cargas positivas. Rutherford propôs para o átomo de hidrogênio um modelo semelhante.
Modelo Atômico de Bohr
Em 1923, Niels Bohr conseguiu completar a proposta de Rutherford adicionando a idéia de que os elétrons somente se movem ao redor do núcleo quando estão em um certo nível de energia. Sendo assim, um elétron poderia mudar de nível de energia somente se ganhasse ou perdesse energia.
O fato de que se o elétron emitisse energia sem parar ele acabaria se chocando com o nucleo, podendo gerar um colapso, foi questionada e passou por muitas fomulacoes ate o cientista Louis de Broglie reformulá-la dizendo que os elétrons giram ao redor do nucleo, porem, ao contrario do que Bohr dizia, em orbitas não definidas.
Bibliografia: