Modelos Academicos
O homem sempre teve necessidade de comunicar. No início da humanidade a comunicação entre as pessoas era feita por sons através dos quais se começaram a designar objetos e que se foram desenvolvendo de modo a exprimir idéias e assim terá nascido a linguagem ou expressão através de palavras. No ano de 3500 AC, o povo Sumério que habitava a região da Mesopotâmia, inventou a escrita. Esta forma de comunicar, a escrita, tem sido ao longo dos séculos, talvez a mais poderosa e eficaz tecnologia de comunicação, que chegou até aos nossos dias e que perdurará enquanto houver vida humana na Terra.
Veja como ocorreu a evolução dos meios de comunicação ao longo dos tempos:
Arte Rupestre ( 40.000 anos A.C. ) A arte rupestre é o nome dado a gravuras presentes em grutas e cavernas onde o homem expunha principalmente, as suas caçadas e conquistas.
O Papiro ( 2500 anos A.C. )
Após a invenção da escrita, os egípcios desenvolveram a técnica de produzir folhas de papiro a partir da planta de papiro. As folhas de papiro eram utilizadas com o intuito de manter um registo permanente de informação a reter para futuras gerações.
O Correio ( 2400 anos A.C. ) O Correio é um meio de comunicação que começou – ainda no Antigo Egipto – por permitir aos Faraós o envio de cartas ou documentos por toda a extensão do seu Império. Hoje em dia, com o apoio de gigantescas frotas de navios e aviões, o envio de cartas, documentos ou qualquer outro tipo de mercadoria são enviados por todo o globo a uma velocidade impressionante.
O Telégrafo O telégrafo consiste num instrumento criado com o objetivo de transmitir mensagens a longas distâncias.
O Jornal ( Séc. XVII ) Um jornal é uma publicação que contém notícias e artigos, normalmente impressa em papel de custo relativamente baixo.
O Rádio ( Séc. XIX )
A criação do rádio foi atribuída a Nikola Tesla que, no final do séc. XIX,