Modelo
>Segue um breve roteiro para iniciar sua jornada visando construir um ministério relevante e disposto nas mãos de Deus para ser instrumento dEle na sociedade e amparar o cansado.
1) Tenha em mente o por quê do grupo existir. Qual o propósito desde grupo? Qual o motivo dele existir? Qual é sua razão de ser?
2) Saiba onde você quer chegar. Como é o grupo que eu sonho? Em quais áreas esse grupo atuará? Como gostaria que este grupo estivesse daqui a alguns anos?
3) Estabeleça quais programações você deve fazer para alcançar os objetivos e o propósito do grupo. Lembre-se que todas as programações devem visar um fim maior que cumprir o propósito pelo qual o grupo foi criado. Caso contrário perde-se a razão de existir.
Estabeleça: Como irá fazer? Quem será responsável por cada etapa? Quando irá acontecer? Como chegará no seu público alvo? Como criar programações relevantes e ao mesmo tempo atraentes visando o propósito final?
4) Planeja cada detalhe. Nunca faça programações de última hora. Deixe Deus agir, e permita que Ele mude a programação caso Ele queira, mas isso acontecerá em algumas excessões. Por isso, planeje sempre. Ore para que Deus direcione seu planejamento e esteja na direção de cada detalhe. Assim, não precisará que Ele mude o script de última hora.
5) Execute com louvor!! Muitos grupos passam muito tempo planejando, porém na hora da execução tudo é um desastre. Cumpra os prazos, estabeleça responsáveis e execute tudo que planejaram.
O principal aqui não é apenas ter boas programações, mas colher os frutos de cada programação. Acolher bem as pessoas que foram e acompanhá-las depois.
6) Acompanhe! O ponto alto não é a programação em si, mas os frutos desta programação. Como grupo de jovens seu objetivo final não é divertir as pessoas, mas promover o Reino de Deus, e levar Cristo às pessoas. O principal agora, é acompanhá-las. Continuar caminhando junto a elas e descobrir quais são suas necessidades