Modelo-TCC
Curso de Psicologia
Metodologia Científica – Trabalho de Conclusão de Curso
Apostila para fins didáticos
Guarulhos, 2010
1. O conhecimento científico e a investigação científica Ciência pode ser definida como um “modo de conhecimento rigoroso, metódico e sistemático que pretende otimizar a informação disponível em torno de problemas de origem teórica e/ou prática” (Arnal et al, 1992 apud Almeida e Freire, 1997). Com essa definição, verifica-se que o conhecimento científico é organizado, sistemático e preciso na sua fundamentação. O termo investigação científica parece ser redundante, pois a investigação ou é científica ou não é investigação. A investigação científica, ou ainda, a atividade de pesquisa “visa a produção de conhecimento novo, relevante teórica e socialmente e fidedigno” (LUNA, 2000, p. 15). Abaixo, vejamos algumas características do conhecimento científico (LAKATOS e MARCONI, 1991): 1) O conhecimento científico é racional Entende-se por conhecimento racional aquele que:
a) É constituído por conceitos, juízos e raciocínios e não por sensações, imagens, modelo de conduta, etc. É evidente que o cientista depende do conhecimento sensível, já que sente, percebe, forma imagens mentais de coisas, seres e fatos; entretanto, quando trabalha com o conhecimento racional, tanto o ponto de partida quanto o de chegada são idéias (hipóteses).
b) Permite que as idéias que o compõe possam combinar-se segundo um conjunto de regras lógicas, com a finalidade de produzir novas idéias (inferência dedutiva). Se, do ponto de vista estritamente lógico, estas idéias não são inteiramente novas, podem ser consideradas como tais, à medida que expressam conhecimentos acerca dos quais não se tem consciência antes do momento em que se efetua a dedução;
c) Contém idéias que se organizam em sistemas, ou seja, conjuntos ordenados de proposições (teorias) e não idéias