Àlcool
Uberaba, abril de 2012
Escola Estadual Professora Corina de Oliveira
Gabriela Peres Nº 10
Gabriela Oliveira Nº 11
Paul Jimes Dutra Nº 29
Raiza Graziele Nº 30
Vanessa Soares Nº 34
Série: 3º E
Álcool
Uberaba, abril de 2012
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar as propriedades fisioquímicas do tema proposto, que se caracteriza através de fórmulas por ser um composto orgânico, procurando explicar de forma simples e objetiva os aspectos e características, dentro deste tema, vamos abordar a questão do álcool versos direção e como é a reação do mesmo, no organismo.
2. Propriedades Fisioquímicas
O etanol (álcool etílico) é o mais comum dos alcoóis e caracteriza-se por ser um composto orgânico de fórmula estrutural CH3CH2OH, obtido por meio da fermentação do amido e outros açúcares como a sacarose existente na cana-de-açúcar.
Analogamente à água, os alcoóis apresentam caráter polar, mais acentuado nos compostos de menor peso molecular. No caso dos alcoóis, esse caráter se deve à presença do grupamento hidroxila, no qual o átomo de oxigênio, por ser mais eletronegativo que o de hidrogênio, atrai os elétrons compartilhados na ligação O-H, levando-os a assumir uma distribuição espacial assimétrica. Além disso, o ponto de ebulição desses compostos é relativamente alto, graças à presença da ligação tipo pontes de hidrogênio entre as moléculas.
Os alcoóis são solúveis em água, embora a solubilidade diminua à medida que seu peso molecular aumenta. Alguns alcoóis, como o etanol, são bons solventes de outros compostos orgânicos não solúveis em água.
A classificação dos alcoóis depende da posição da hidroxila:
- Alcoóis primários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono na extremidade da cadeia. Possuindo um grupo característico – CH2OH.
- Alcoóis secundários – apresentam sua hidroxila unida a carbono secundário da cadeia. Possuindo o grupo característico –